воскресенье, 13 мая 2018 г.

Psicologia da negociação forex


Psicologia de Negociação.
Nesta parte das seções de educação da Admiral Markets você encontrará informações sobre psicologia de negociação Forex. Por que a maioria dos traders iniciantes falha e por que os traders profissionais são poucos em número. Certifique-se de não ser seu pior inimigo ao negociar com dicas e truques desta seção.
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Psicologia de negociação Forex.
Psicologia de negociação Forex é uma grande coisa. Muitas vezes, é a psicologia, e não a falta de conhecimento acadêmico ou habilidade na aplicação, que é considerado o principal originador dos erros de negociação.
Os erros são constantemente repetidos por operadores financeiros de várias origens nacionais, culturais e sociais, o que sugere que são os traços comuns compartilhados entre nós como seres humanos que estão na base desses erros.
Esse traço comum é o medo, que cria a resposta de luta ou fuga em humanos. Infelizmente, é essa resposta de luta ou fuga que pode causar a queda de muitos comerciantes.
Não podemos mudar o que evoluímos para nos sentir ao longo de milhões de anos, mas podemos mudar a forma como abordamos esses sentimentos, estudando a psicologia de comerciantes Forex bem-sucedidos e aplicando as descobertas. Hoje, vamos ver como devemos nos comportar e responder às situações de negociação do ponto de vista psicológico correto da negociação Forex.
O medo pode ter um efeito significativamente limitante no comportamento comercial. Naturalmente, sua mente vai querer encontrar a opção mais segura para garantir a sobrevivência. Em termos de negociação, isso significa que, se um negócio parece que vai perder lucro, seu instinto natural seria sair do negócio para não incorrer em novas perdas.
No entanto, isso pode levá-lo longe de uma estratégia de negociação cuidadosamente planejada. Pior ainda, isso poderia fazer com que você tomasse decisões precipitadas, com a esperança de mudar o mercado, fazendo com que você perca muito mais dinheiro do que se tivesse acabado de jogar.
Em vez de se concentrar no plano de longo prazo, sua mente quer se concentrar em tirar o melhor proveito dessa posição de perda de curto prazo.
Compreender o papel da psicologia no comércio Forex ajudará a aliviar o medo de seu processo de tomada de decisão. Tornar-se consciente do medo no local capacitará você, tanto como profissional quanto como indivíduo. Ele também permitirá que você restabeleça o controle da lógica e da razão, que é o seu objetivo final.
Inimigo meu.
É fácil para os investidores se sentirem confiantes em sua capacidade de manter a calma e ser cobertos durante os pregões antes que o mercado seja aberto. No entanto, uma vez que o relógio começa, é uma história diferente. Quando confrontado com decisões financeiras reais, é muito fácil para as emoções entrarem em jogo. Não podemos evitar nossas emoções, mas podemos contorná-las. Os comerciantes não podem se dar ao luxo de ceder a sentimentos de excitação, medo ou ganância ao negociar, pois podem causar erros caros e irreversíveis.
Avalie-se psicologicamente identificando se você está exposto a um dos seguintes vieses psicológicos da negociação Forex:
Viés de excesso de confiança - "O mercado irá para cá"
Viés de ancoragem - "Isso provavelmente significa que"
Viés de confirmação - "Isso também prova que estou certo"
Viés de perda - 'Espero que o preço volte'
Observe como eles se sobrepõem, porque não importa como você olhe, cada um desses preconceitos se reduz ao medo. No entanto, vamos discuti-los em detalhes, porque o primeiro passo é tomar consciência de nossas emoções.
Tendência de excesso de confiança.
Lição número um na psicologia de negociação Forex é atente para a euforia de negociação. Os seres humanos são naturalmente auto-focados. Nossos egos querem ser validados comprovando que sabemos o que estamos fazendo e que somos melhores do que a pessoa média. Qualquer indício que confirme esses pensamentos apenas reforça nossa auto-imagem por um sentimento distinto de amor-próprio.
O problema é que este é o lugar onde os comerciantes são mais propensos a sucumbir ao excesso de confiança. Não é incomum que os operadores completem uma série de vitórias e acreditem que não podem errar no futuro. Acreditar que isso é obviamente insensato e só vai acabar em fracasso. Certifique-se de sempre analisar suas sessões de negociação e ver seus ganhos e perdas.
Esta é a única maneira que você pode realmente ficar no topo da sua negociação. Permita-se cometer erros - e não cometa o erro de ter medo de se provar errado - você estará em uma posição muito melhor para isso a longo prazo.
Você tem que estar confortável em aceitar que os erros são inevitáveis, especialmente nos estágios iniciais, mas tudo faz parte da curva de aprendizado.
Viés de ancoragem.
Este é sobre as zonas de conforto mental criadas pelos comerciantes quando realizam uma análise de mercado, pensando em última instância que o futuro será o mesmo que o presente, puramente baseado na razão de que o presente parece ser como o passado. Assim como outros preconceitos na psicologia de negociação Forex, este é diretamente emprestado dos estudos sociais.
A ancoragem é uma tendência para confiar no que já é conhecido por um comerciante para a tomada de decisões no futuro, em vez de considerar novas situações e as mudanças que elas podem trazer. Às vezes, a ancoragem tende a fazer com que os traders dependam de informações obsoletas e irrelevantes, o que obviamente não os ajudará a negociar com sucesso. Em termos práticos, isso se manifesta em operadores que mantêm posições perdedoras abertas por muito tempo, simplesmente porque não consideram as opções que estão fora de sua zona de conforto.
Você não deve ter medo de tentar coisas novas ao negociar Forex - esteja disposto a tentar novas estratégias e ir contra o que você sabe. Ao ancorar-se a estratégias e conhecimentos ultrapassados, você só aumenta a probabilidade de perdas maiores.
Viés de confirmação.
O viés de confirmação é o mais comum entre os traders. Procurar informações que apoiarão uma decisão tomada, mesmo que não seja a melhor decisão, é uma maneira de justificar suas ações e estratégias. O problema é que, ao fazer isso, você não está realmente aprimorando seus métodos e continuará cometendo os mesmos erros. Infelizmente, isso pode criar um loop infinito na psicologia de negociação Forex que pode ser difícil de quebrar.
O melhor cenário possível no viés de confirmação é que um trader simplesmente desperdiçará um tempo precioso pesquisando o que eles já sabiam ser verdadeiro. No entanto, o pior cenário é que ele não só perderá tempo, mas também dinheiro e motivação para negociar. Um comerciante deve aprender a confiar em si mesmo e ser feliz em usar sua inteligência para desenvolver estratégias rentáveis ​​e ser capaz de segui-los sem medo ou dúvida.
O viés de aversão a perda deriva da teoria do prospecto. Os humanos têm uma maneira divertida de avaliar seus ganhos e perdas, além de comparar seus significados percebidos uns contra os outros. Por exemplo, quando consideramos nossas opções antes de fazer uma escolha, estamos mais dispostos a dar preferência a uma menor perda possível sobre uma recompensa maior possível. O medo é um motivador muito mais poderoso do que a ganância. Na prática, um trader com viés de perda é mais parecido com o corte de lucros quando eles ainda estão baixos, enquanto permite rebaixamentos maiores.
Conclusão.
Há apenas um conselho para resolver os problemas dos traders que podem ser extraídos do estudo da psicologia do Forex - desenvolva um plano de negociação e cumpri-lo.
Como um comerciante em dúvida, você deve se sentir absolutamente livre para pesquisar todos os outros possíveis remédios disponíveis, mas as chances são de que você ainda vai voltar para um plano de negociação simples. É compreensível que os traders sintam medo ao negociar.
No entanto, ser capaz de afastar este medo e trabalhar com ele é absolutamente vital para qualquer comerciante que queira ser bem sucedido. Pratique negociação, faça anotações, pesquise novas estratégias e cometa erros.
Tentativa e erro é uma parte enorme da curva de aprendizado do Forex, e gerações de traders provaram que esta é a maneira mais eficaz de eliminar os temores de negociação.
Você pode considerar este exemplo como um ponto de referência se começar a duvidar de si mesmo. O dr. Alexander Elder, em uma de suas palestras, contou uma história sobre um velho amigo seu, um operador privado que era inconsistente e vivenciava períodos de ganhos e perdas semelhantes. Em alguns anos, o nome desse trader acabou na lista dos principais gerentes financeiros dos EUA.
Quando Elder perguntou “Como, o que mudou?”, O trader disse: “Estou usando a mesma estratégia comercial que sempre tenho. O que mudou é que parei de negociar contra mim e minha estratégia. Aquele gerente de dinheiro fez um truque mental sobre si mesmo.
Quando ainda era um negociante privado e era inconsistentemente lucrativo, fingia estar empregado de uma firma de investimento e tinha um chefe de verdade, que lhe dava uma estratégia de negociação e partiu por um ano, deixando o homem no comando com uma condição. Após o retorno do chefe, o desempenho do comerciante não será julgado por quanto dinheiro ele fez, mas por quão meticulosamente ele seguiu a estratégia.
Em outras palavras, ele dividiu sua negociação em dois papéis distintos - o planejador, que não teve exposição ao mercado, e o executor, que não tinha voz no planejamento.

Psicologia de Negociação Forex: Os Quatro Demônios da Psicologia da Negociação.
Vamos concluir as lições básicas de nossa escola com um breve estudo da psicologia de negociação e seu efeito sobre os lucros ou perdas dos comerciantes forex.
É raro ver um acadêmico brilhante se saindo muito bem no comércio. Embora existam muitos estudiosos com graus e honras das universidades mais prestigiadas da nação, não há muitos deles que obtiveram sucesso excepcional no comércio forex. Basta dizer que a diretoria da LTCM incluía Myron Scholes e Robert C. Merton, dois ganhadores do Prêmio Nobel, cujas contribuições para a teoria econômica estão entre as mais valiosas do século passado. No entanto, mesmo suas habilidades analíticas não foram suficientes para salvar a empresa de um colapso espetacular, à medida que a ganância e a euforia superavam os ditames da razão, e a alavancagem ampliava o impacto de cálculos falsos.
É claro que a falta de conhecimento ou expertise não era a causa da morte do LTCM. Em vez disso, muita confiança, entusiasmo e uma atitude negligente em relação aos controles de risco foram os principais culpados por trás do fim da empresa, e é possível ligar esses fatores a falhas emocionais com facilidade. Para entender esses problemas emocionais e a psicologia dos traders, vamos apresentá-los aos quatro demônios do mercado, cujas mentiras e enganos arruinam as carreiras de muitos iniciantes. O dano causado por eles é muito maior do que qualquer coisa causada por análise incorreta ou negligência de informações importantes. Enquanto os resultados de um simples erro podem ser prontamente corrigidos a tempo, o dano causado por esses seres é crônico.
Mas lembremo-nos de que as recompensas de uma batalha bem-sucedida com esses seres problemáticos podem ser ilimitadas. O comerciante que domina o aspecto psicológico do comércio caminhou dois terços do caminho para a riqueza, e todo o resto é apenas uma questão de paciência e estudo, antes que o resultado inevitável da riqueza e da prosperidade seja alcançado.
O demônio ganância é o inimigo número um dos comerciantes forex. Este demônio tem uma língua longa e pontiaguda que constantemente sussurra aos nossos ouvidos que as oportunidades no mercado estão indo embora, a menos que ajamos rapidamente para lucrar com elas. Seus pés estão em chamas: grita "mais rápido, mais rápido"; para o comerciante, salientando-o, fazendo-o perder o foco. Ele tem uma barriga vazia, é emagrecido, fraco e faminto, porque nenhuma de suas exortações por velocidade e ganância levam ao menor lucro no final.
Talvez seja natural que a grande maioria dos traders de forex seja orientada para o dinheiro, buscando indivíduos que atribuem grande importância ao sucesso financeiro. Também é verdade que, sem um forte impulso para ganhar dinheiro, nenhum comerciante será capaz de suportar as pressões de negociação no mercado forex. Em quantidades moderadas, o impulso para obter ganhos monetários e o foco no sucesso financeiro são saudáveis ​​e necessários. Mas esses impulsos saudáveis ​​tornam-se insalubres quando direcionam nossas decisões de negociação: o demônio ganância precisa conhecer seu lugar, e ele não deve interferir nas práticas comerciais que devem ser formuladas apenas pela lógica.
Como evitar as escolhas erradas forçadas em nós pela ganância? O primeiro passo para conquistar a ganância é garantir uma abordagem disciplinada à negociação, o que minimiza o papel do impulso em nossas decisões de negociação. Formulando uma estratégia de negociação no começo e permanecendo fiéis a ela durante o curso de um negócio, podemos garantir que a ganância não tenha nada a fazer senão se curvar em silêncio enquanto estudamos os mercados e tomamos nossas decisões com base apenas na razão e na análise. .
O sucesso pode ser alcançado por um método de negociação refinado e sua aplicação disciplinada. As emoções prosperam onde a incerteza e o medo são exuberantes. Para evitar essa situação, garantiremos que nossas respostas aos desenvolvimentos do mercado sejam calculadas e baseadas nos princípios estabelecidos pelo nosso estudo diligente sobre eles. Uma vez que a nossa motivação, ou o desejo de obter lucros, não garantirá que realmente adquirimos esses lucros, não há nada a ganhar ouvindo os ensinamentos do demônio ganancioso.
Esse demônio tem uma visão assustadora, e uma voz aguda, berrando, rosnando o tempo todo, tentando nos intimidar na indecisão em tudo que fazemos.
O medo tem o papel oposto de ganância em nossas decisões comerciais. Em vez de nos inspirar a negociar como uma metralhadora, abrindo e fechando posições com a velocidade do raio, o medo nos convence de que nada do que fazemos será lucrativo a longo prazo, independentemente do poder de nossa análise e da quantidade de estudo. e consideração para aperfeiçoar nosso método. Nesse caso, um operador temeroso não poderá esperar pela realização de uma posição lucrativa e não estará disposto a agir com base em expectativas racionais. Além disso, o comerciante temeroso será incapaz de perceber perdas que resultam de suposições equivocadas, e a tinta vermelha em sua conta continuará se espalhando por toda parte como resultado. O resultado é geralmente a ruína: como o medo leva a mais e mais decisões irracionais, e poucos negócios são lucrativos, alguns negócios antigos perdidos acabarão com a conta.
É necessário distinguir entre conservadorismo e medo. Ser conservador em nossas decisões comerciais é certamente uma prática saudável e sensata. Um trader conservador é cético sobre tudo o que ouve, mas ainda está disposto e capaz de agir quando seu estudo confirma uma perspectiva lucrativa de risco / recompensa para um cenário em particular. O operador temeroso, por outro lado, não acredita apenas nas opiniões dos outros, mas em tudo o que sua análise também lhe diz. Ele não sabe o que fazer, aonde procurar, qual o comércio a tomar e o que evitar, porque todos são iguais para ele. Como ele não confia em sua própria lógica, ele não tem ferramentas com as quais possa entender ou avaliar desenvolvimentos de mercado. O resultado final é algo parecido com o jogo em pânico, com resultados deletérios sendo o resultado inevitável.
Para evitar os efeitos desastrosos do medo, devemos nos treinar para entender que não há nada aleatório sobre uma carreira comercial bem-sucedida. Precisamos estar convencidos de que estamos no controle de nossas escolhas; devemos ter um plano claro ao qual nos atemos com vontade de ferro, impermeável aos extremos emocionais ilógicos da multidão. Tudo isso só é possível por meio de uma abordagem lógica e calma à negociação, que só pode ser obtida com o estudo do paciente. Outra boa maneira de evitar decisões comerciais temerosas é garantir que não sobrecarregue nossa conta, e arriscar apenas tanto que, quando a conta for eliminada, possamos rir do resultado, e seguir em frente e buscar nossas fortunas em outro aspecto da economia. vida.
A rainha dos demônios do forex, Euphoria, é uma criatura que promete riqueza ilimitada e proporciona miséria e destituição ilimitadas. A euforia trabalha duro para garantir que, onde quer que olhemos, não vemos nada além de perspectivas maravilhosas de lucros ilimitados. É como se o comerciante tivesse, de alguma forma, sido abençoado com o Midas Touch, com o sucesso sendo a consequência natural de seu comportamento rotineiro.
Em circunstâncias normais, a euforia tem pouca relevância para a maioria dos comerciantes, porque a maioria está ciente de que o sucesso na negociação forex não é brincadeira da criança. Enquanto lucros magníficos em pouco tempo são às vezes possíveis, tais ganhos são geralmente o resultado de um período de estudo e prática durante o qual as falsas promessas de euforia são provadas repetidamente como sem sentido. No caso do iniciante, que não possui este histórico de trabalho duro e estudo, a euforia pode resultar de uma série de negociações lucrativas, já que o operador gradualmente acredita que sua compreensão dos mercados é impecável, sua análise, impecável. .
A chave aqui é o conhecimento de que a primeira condição para realizar uma análise perfeita está começando com a suposição de que nenhuma análise é perfeita. Consequentemente, o analista ou comerciante bem-sucedido é sempre cético quanto ao valor de suas explicações, embora não hesite em agir sobre elas porque baseia seu trabalho apenas na lógica. O potencial de lucro da próxima negociação tomada é independente de quão lucrativo foi o anterior. Conseqüentemente, não há sentido em ficar animado com uma série de lucros: a próxima negociação pode ou não ser lucrativa, dependendo de quão diligente foi nosso estudo do mercado.
Assim, a melhor maneira de evitar a euforia é entender que uma série de ganhos ou perdas não afeta o resultado do próximo negócio que faremos. O sucesso ou o fracasso da próxima negociação depende apenas da capacidade de excluir emoções de nosso estudo dos mercados, e nesse conhecimento está o alfa e o ômega de uma estratégia de negociação bem-sucedida.
O pânico é o oposto da euforia. Em uma situação de pânico, o comerciante não vê nada além de perdas no mercado, sem possibilidade de concluir um comércio lucrativo. Esta é uma maneira excepcionalmente estranha de pensar no mercado cambial, uma vez que, por definição; a perda de alguém deve ser o ganho de outra pessoa. Quando um comerciante está perdendo grandes quantias em um longo comércio de divisas, outro negociante está possivelmente obtendo grandes lucros em um curto com o mesmo par. Este fato, por si só, deveria ter ajudado os operadores a serem mais realistas em resposta a ataques de pânico no mercado cambial, mas a experiência mostra que esse não é o caso.
Então, quais são as causas do pânico que leva um comerciante do forex a escolhas erradas? Obviamente, os períodos de volatilidade do mercado são os catalisadores mais comuns de uma resposta de pânico. À medida que as flutuações de preço aumentam em profundidade e frequência, o valor das previsões diminui muito. Isso resulta em uma perda de confiança em nossas escolhas comerciais e, se o período durar o suficiente, o resultado emocional inevitável é o pânico na maioria dos casos.
Um comerciante em pânico vai cometer todos os tipos de erros. Ele fechará uma posição lucrativa na expectativa de reverter rapidamente e registrará perdas em breve. Ele será incapaz de realizar uma análise lógica de sua situação e, em vez disso, se tornará vítima de ilusões mentais sobre "potencial". cenários. O árbitro final do sucesso ou fracasso de um trade é, naturalmente, o mercado, mas para o pânico, todos os tipos de benchmarks imaginários, as expectativas irreais constituem o critério principal para a conveniência e a rentabilidade final de um negócio.
O impacto do pânico é grandemente amplificado pela alavancagem, e os danos causados ​​por ele são intensificados por pequenos intervalos.
Conclusão.
Para lidar com os problemas associados à psicologia comercial, devemos minimizar o papel das emoções em nossas decisões comerciais. Para minimizar o papel das emoções, devemos entender que o sucesso ou o fracasso não estão relacionados à sorte, mas são as consequências lógicas de nossas próprias escolhas. Discutimos anteriormente que é quase impossível que uma conta desalavancada seja eliminada como consequência de um único negócio. Se o comerciante consegue realizar uma conta vazia, como resultado de uma série de comércios perdendo, é difícil falar de sorte ou acaso como sendo as causas do desastre. Alavancagem é inteiramente no controle do proprietário da conta; ele pode defini-lo a qualquer valor desde que ele possa viver com as conseqüências. A alavancagem amplifica o potencial de lucro / prejuízo de um negócio, mas também intensifica o aspecto emocional do comércio. Eventualmente, essa intensificação das pressões emocionais pode ser o impacto mais perigoso e negativo da alavancagem.
A melhor maneira de lidar com problemas emocionais é adquirir uma abordagem lógica para a negociação. A melhor maneira de adquirir essa atitude é entender os mecanismos de mercado e as forças que direcionam a atividade econômica. Neste site, tentamos dar a você uma compreensão básica dos fatores sobre os quais você pode construir seu próprio edifício de conhecimento para melhorar seu próprio potencial de sucesso no mercado forex.

A importância de negociar psicologia e disciplina.
Há muitas características e habilidades exigidas pelos comerciantes para que sejam bem sucedidos nos mercados financeiros. A capacidade de compreender o funcionamento interno de uma empresa, seus fundamentos e a capacidade de determinar a direção da tendência são alguns dos principais traços necessários, mas nenhum deles é tão importante quanto a capacidade de conter emoções e manter a disciplina.
Os comerciantes precisam entender o que é o medo - simplesmente uma reação natural ao que eles percebem como uma ameaça (neste caso, talvez, ao seu lucro ou potencial para ganhar dinheiro). Quantificar o medo pode ajudar. Ou que eles possam ser capazes de lidar melhor com o medo, ponderando sobre o que têm medo e por que têm medo disso.
Além disso, ponderando antecipadamente essa questão e sabendo como podem instintivamente reagir ou perceber certas coisas, um profissional pode esperar isolar e identificar esses sentimentos durante uma sessão de negociação e, então, tentar se concentrar em superar a emoção. É claro que isso pode não ser fácil e pode exigir prática, mas é necessário para a saúde do portfólio de um investidor. (Para mais, veja Entendendo o Comportamento do Investidor.)
A ganância é seu pior inimigo.
A ganância não é fácil de superar. Isso porque dentro de muitos de nós parece haver um instinto de sempre tentar fazer melhor, tentar obter um pouco mais. Um comerciante deve reconhecer esse instinto se ele estiver presente e desenvolver planos comerciais baseados em decisões comerciais racionais, e não naquilo que equivale a um capricho emocional ou a um instinto potencialmente prejudicial. (Continue lendo sobre isso quando o medo e a ganância tomarem conta.)
A importância das regras de negociação.
É claro que estabelecer metas de preço pode não ser a única regra. Por exemplo, o comerciante pode dizer se certas notícias, como ganhos específicos positivos ou negativos ou notícias macroeconômicas, saem, então ele ou ela vai comprar (ou vender) um título. Além disso, se se tornar evidente que um grande comprador ou vendedor entra no mercado, o comerciante pode querer sair.
Os comerciantes também podem considerar estabelecer limites para o valor que ganham ou perdem em um dia. Em outras palavras, se eles conseguirem um lucro de $ X, eles são feitos para o dia, ou se eles perderem $ Y eles dobram sua barraca e vão para casa. Isso funciona para os investidores, porque às vezes é melhor simplesmente "pegar o dinheiro e correr", como a velha canção de Steve Miller sugere, mesmo quando os dois pássaros na árvore parecem melhores do que o da sua mão. (Para mais, veja Removendo as barreiras ao investimento bem sucedido.)
Criando um plano de negociação.
Os comerciantes devem tentar aprender sobre sua área de interesse, tanto quanto possível. Por exemplo, se o negociante lida muito e está interessado em ações de telecomunicações, faz sentido que ele se torne conhecedor desse negócio. Da mesma forma, se ele ou ela comercializa fortemente em estoques de energia, é bastante lógico querer se tornar bem versado nessa arena.
Para fazer isso, comece formulando um plano para se educar. Se possível, vá a seminários de negociação e participe de conferências sobre vendas. Além disso, faz sentido planejar e dedicar o máximo de tempo possível ao processo de pesquisa. Isso significa estudar gráficos, falar com a gerência (se aplicável), ler jornais de negócios ou fazer outro trabalho de segundo plano (como análise macroeconômica ou análise do setor) para que, quando o pregão iniciar, o trader esteja em dia. Uma riqueza de conhecimento pode ajudar o profissional a superar os problemas de medo, por isso é uma ferramenta útil.
Além disso, é importante que o profissional considere experimentar coisas novas de tempos em tempos. Por exemplo, considere o uso de opções para reduzir o risco ou defina as perdas de parada em um local diferente. Uma das melhores maneiras que um profissional pode aprender é experimentando - dentro da razão. Essa experiência também pode ajudar a reduzir influências emocionais.
Finalmente, os comerciantes devem revisar e avaliar periodicamente seu desempenho. Isso significa que eles não só devem analisar seus retornos e suas posições individuais, mas também como eles se prepararam para uma sessão de negociações, como estão atualizados nos mercados e como estão progredindo em termos de educação contínua, entre outras coisas. . Essa avaliação periódica pode ajudar o profissional a corrigir os erros, o que pode ajudar a melhorar seus retornos gerais. Pode também ajudá-los a manter a mentalidade certa e ajudá-los a estar psicologicamente preparados para fazer negócios. (Para mais, veja Dez passos para construir um plano de negociação vencedor).

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